Colesterol: o que é?
O colesterol é um componente estrutural das membranas celulares de várias partes importantes do nosso corpo, como coração, cérebro, fígado, músculos, nervos e intestinos. Nosso organismo utiliza o colesterol para produzir hormônios, vitaminas e ácidos biliares que ajudam na digestão de gorduras.
Existe o colesterol bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL). O HDL (High-density lipoprotein) é uma lipoproteína de alta intensidade. Ele retira o colesterol das artérias, transportando-as até o fígado para, assim, ser excretado. Quando se há níveis saudáveis de HDL, ele pode proteger contra ataques cardíacos. Já o LDL (Low-density lipoprotein) é uma lipoproteína de baixa densidade que pode se acumular nas artérias, dificultando o fluxo sanguíneo e aumentando o risco de infartos e AVC.
Quase todo colesterol que existe no nosso organismo é produzido pelo fígado, cerca de 70%. Porém, 30% provêm da dieta. Por isso é que, ao consumir grande quantidade de gordura, nosso fígado produz mais colesterol do que normalmente produz. Níveis de colesterol muito altos configuram dislipidemia, que é caracterizada pela grande quantidade de lipídios (como colesterol e triglicérides) no sangue. Apesar de importantes para nosso organismo, o excesso dessas gorduras traz riscos à saúde.
É necessário estar atento aos indicadores e níveis de colesterol, especialmente quando se há histórico de doenças cardíacas. Controlar a alimentação, fazer exercícios físicos regularmente e parar de fumar são aliados na busca por um equilíbrio desses números. Além disso, é extremamente importando fazer check-ups anuais com um cardiologista. Buscar orientação médica de profissionais especializados e fazer exames deve fazer parte da nossa rotina.